O FLUIDO REFRIGERANTE FREON 134A É UTILIZADO EM EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO DOMÉSTICA, COMERCIAL E INDUSTRIAL, CONDICIONADOR DE AR AUTOMOTIVO E CHILLER.
FREON 134A (ANTIGO SUVA 134A) É UM HFC, QUE NÃO DEGRADA A CAMADA DE OZÔNIO, DESENVOLVIDO PARA SUBSTITUIR O R-12 EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE MÉDIAS E ALTAS TEMPERATURAS DE EVAPORAÇÃO (ACIMA DE 7º C).
SUA UTILIZAÇÃO É INDICADA PREFERENCIALMENTE PARA EQUIPAMENTOS NOVOS PORÉM, PODE SER UMA OPÇÃO PARA RETROFIT*.
CLASSIFICAÇÃO ASHRAE: R-134A.
BENEFÍCIOS:
É INDICADO PARA APLICAÇÃO EM CONDICIONADOR DE AR AUTOMOTIVO;
A TEMPERATURA DE DESCARGA DO COMPRESSOR É SIGNIFICATIVAMENTE MAIS BAIXA QUANDO COMPARADA À DO R-12;
HFC: NÃO APRESENTA POTENCIAL DE DEGRADAÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO: SUA UTILIZAÇÃO NÃO SERÁ INTERROMPIDA DEVIDO AO PROTOCOLO DE MONTREAL;
BAIXA TOXICIDADE, SIMILAR AO R-12;
NÃO É INFLAMÁVEL.
CONSIDERAÇÕES PARA O USO
TODOS OS SISTEMAS QUE TRABALHAM COM HFC-134A PODEM UTILIZAR LUBRIFICANTES A BASE DE POLIÓL ÉSTER (POE). EM SISTEMAS DE CONDICIONADORES DE AR AUTOMOTIVOS TAMBÉM É POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE LUBRIFICANTES A BASE DE POLIALQUILENO GLICOL (PAG). EM DETERMINADOS CASOS SÃO NECESSÁRIAS MUDANÇAS NO PROJETO DOS EQUIPAMENTOS PARA OTIMIZAR O DESEMPENHO DO FLUIDO.
EM CASO DE VAZAMENTO, PODE-SE COMPLETAR A CARGA DE FLUIDO REFRIGERANTE DURANTE O SERVIÇO DE MANUTENÇÃO SEM A REMOÇÃO DE TODO O PRODUTO (FLUIDO REFRIGERANTE), DESDE QUE O SISTEMA ESTEJA COM FREON 134A (ANTIGO SUVA 134A).
*EXIGE TROCA DO TIPO DE LUBRIFICANTE E DO DISPOSITIVO DE EXPANSÃO.